top of page

Artigo de Partilha: Compromisso e Saúde Mental (Diana Mariño Lourenço)

Sandra Varela

Título: Compromisso e Saúde Mental – os centros da vida de uma empreendedora, desportista, mulher.


Não deixa de ser irónica a ambivalência em que vivo alguns dias… Se, por um lado, é atroz a facilidade com que tendo a assumir compromissos perante outras pessoas, por outro, quantas vezes me deparo com o desafio de assumir um compromisso comigo própria.


O tema do compromisso com o autodomínio (1.ª Perspetiva Pessoal) persegue-me. E, por isso, que grande oportunidade para crescer que sinto sempre que acordo pela manhã.


A palavra “compromisso” é, possivelmente, a palavra que mais energia me dá e, ao mesmo tempo, a palavra que mais me põe em sentido, seja pelo respeito que lhe tenho ou pelo medo que me gera (sim, também tenho medos; mas não deixo de fazer seja o que for porque tenho medo). Se a assunção de um compromisso me dá energia da boa, porque vibro com desafios – e há que pôr planos em marcha e mãos à obra e ação!!! –, também é frequente sentir aquele frio na barriga por saber que, em algum momento, posso perder-me pelo caminho e, ao não respeitar o compromisso que assumi comigo, deixo de viver em integridade naquele particular e deixo o meu subconsciente dominar o meu consciente. O medo não é tanto de falhar no resultado, penso que esse não o tenho… É o medo de falhar durante o processo, porque isso me confronta com o tema do meu autodomínio. Acima de tudo, sou muito feliz e grata por ter cada vez mais consciência dos meus desafios e por só ver oportunidades de crescimento pela frente!


Os compromissos e os seus desafios acontecem no meu negócio, no meu desporto e na minha vida. Nestes quase dois anos de ÁBACO é cada vez mais evidente que, para me facilitar a vida, o segredo é ter um Propósito claro e um Plano claríssimo para lá chegar, decomposto em pequenos e belos e alcançáveis "Planinhos" que me ajudam e motivam a chegar às metas. É assim que vou alcançando alguns resultados e é assim que acabo por ir subindo sempre a bitola nos meus projetos e na minha vida. Porque estagnar é definhar, e eu prefiro definhar

de cansaço na busca incessante do meu crescimento!


Mas como partilhava convosco, o meu sonho (ainda não descobri o Plano certo para implementar este grande objetivo, por isso ainda não passa de um sonho…) é implementar, com habilidade e eficiência, os processos que me conduzem ao meu Propósito. Acredito piamente que esse é o segredo para o meu sucesso (sucesso é, para mim, algo tão simples como sentir-me tranquila e realizada no meu dia-a-dia e com a forma como faço as coisas… tenho a certeza que os resultados vêm por arrasto). Mas às vezes dou por mim a ser tão dura comigo mesma… Porque não me consigo concentrar, porque sou desorganizada, porque devia estar a fazer A e estou a fazer B. E afinal…


Esta semana, aos 36 anos, fui psiquiatricamente diagnosticada com hiperatividade com défice de atenção e impulsividade (sim, quem me conhece sempre soube, riam-se à vontade!). Concluímos que este desafio me acompanha, com toda a probabilidade, desde sempre. E sou exigente comigo quando estabeleço compromissos… E intolerante comigo quando não consigo respeitar o processo… E frustrada comigo quando sinto que o consciente que define os meus compromissos e o subconsciente que os implementa não estão em

integridade. Este diagnóstico, de certa forma, apaziguou a minha alma, enquadrou a minha cabeça-turbilhão.


Se chegaram até aqui, agradeço-vos terem sido os meus psicoterapeutas-ouvintes de borla no dia de hoje. Mas diz que Família é isto mesmo, confiarmos e partilhar. O nosso Team Leader tem, como quase sempre, razão, escrever o nosso diário ajuda-nos a pôr pontos nos i’s.

E por aí, têm escrito os vossos diários sobre vocês próprios e os vossos corpos e as vossas cabeças? Como está a vossa definição de compromisso e que compromissos andam a assumir? Perante outros ou convosco próprios? O vosso autodomínio está forte e recomenda-se? Implementam os processos com que se têm comprometido? Ou também têm desafios? Se sim, têm cuidado da vossa saúde mental? Têm conversado com psicólogos? O nosso corpo é um puzzle sagrado… Da cabeça (literalmente!) aos pés. Cuidemo-lo como ele merece porque só assim conseguiremos alcançar, algum dia, resultados extraordinários.


Seja como for, e como diria ontem uma melhor amiga, até me considero relativamente adaptada para quem tem um défice de atenção! E isto só se deve ao facto de me rodear das pessoas certas, dos especialistas adequados e de uma fome insaciável de me otimizar e de melhorar a minha qualidade de vida, porque só assim consigo cuidar dos que me rodeiam e de enchê-los de energia (que, pelos vistos, abunda por estes lados!).


Cuidar dos outros e partilhar a minha energia é o meu Propósito. É bom que esteja saudável – física e cognitivamente – para o fazer. Se precisarem de contactos, liguem-me, ponho-vos em contacto com quem vos oriente. E nunca esquecer: apontar sempre ao alto e sempre cheios de… ATITUDE!

6 Comments


guilherminafolgado
guilherminafolgado
Dec 16, 2022

ÉS SURPREENDENTE !!!

Devo dizer-te que já li o teu artigo, algumas vezes, quero dizer-te que pensei várias vezes em trazer-te aqui uma catadupa de palavras como tanto gosto de fazer... é contraditório, quero dizer-te tantas coisas que talvez chegassem a ser um livro! Contudo as tuas palavras e o meu querer optam claramente pelo silêncio...! Aquele que é quebrado por olhares e gestos que de quando em vez fazem coincidir as nossas pessoas no espaço e no tempo.


A GENEROSIDADE por encantamento faz-nos dar quase tudo até ficarmos de "mãos" vazias, não nos podemos esquecer de guardar um tanto na bainha da saia, também para nós! Assim empoleiradas no silêncio de olhos fechados saboreamos o quão doce É!!!

Like

Rute Oliveira
Rute Oliveira
Dec 07, 2022

Força miúda :) És um exemplo a seguir. Beijo

Like

Ana Doce
Ana Doce
Dec 06, 2022

Obrigada Diana, que grande partilha!!

Like

ritabotelhoneves
ritabotelhoneves
Nov 29, 2022

Obrigada Diana! Es sempre uma fonte de força e de .. Energia maravilhosa!


Like

És uma inspiração! Iron Woman! Adoro a tua good vibe! kisses

Like
bottom of page