top of page
Sandra Varela

Artigo de Partilha: Ética na mediação imobiliária. (Pedro Oliveira)

O que dizer sobre ética numa atividade profissional tão aguerrida comercialmente e ainda hoje tão pouco regulamentada?


Segundo o dicionário - Ética profissional é um conjunto de normas, valores e comportamentos pessoais, concentrados nos padrões, regras e hierarquia de uma empresa. Possuí-la significa benefícios diretos para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Porque é que este tema é tão importante?

Porque tanto clientes proprietários e compradores, como colegas dentro e fora da empresa que representamos e a própria empresa têm altas expectativas estabelecidas ao contratar um consultor imobiliário. Não se trata apenas de desempenho comercial, mas também sobre idoneidade, clareza, justiça e segurança entre todos os intervenientes em cada um dos processos.


E enquanto profissionais, será que também devemos ter expectativas sobre cada um destes intervenientes?

É claro que sim.

Depois de vários anos nesta atividade encontrei em 2014 na Keller Williams o WI4C2TS - para mim a melhor lente para trazer clareza a cada situação que possa suscitar dúvidas sobre a forma correta de tomar uma decisão sobre um caminho a tomar. Tal como uma régua de correção de exames esta famosa sigla dentro do ecossistema KW é orientadora do rumo certo a tomar em qualquer âmbito (não apenas profissional) se o objetivo é estamos bem com a própria consciência e com os outros. E se tal significar que somos melhores pessoas e por conseguinte ser melhores profissionais, então o caminho é com toda a certeza por aqui.


Afinal o que significa WI4C2TES?

W - Win-Win: ou não há acordo

I - Integridade: fazer o que está certo

C - Clientes: estão sempre primeiro

C - Compromisso: em tudo o que se faz

C - Comunicação: procurar entender primeiro

C - Criatividade: ideias antes dos resultados

T - Trabalho em equipa: em conjunto alcançamos mais

T - Ter confiança (thrust): Começa com honestidade

E - Equidade: Oportunidades para todos.

S - Sucesso: Resultados envolvendo as pessoas


Há um momento, imediatamente antes da tomada de uma decisão que impacte um negócio, em que cada um de nós, deve consultar o WI4C2TES.


Onde se enquadra um agente que não opta por dar prioridade à sua carteira de potenciais compradores e abre o imóvel que o seu proprietário lhe confiou por contrato para a comercialização a todas as empresas de mediação? Será no primeiro “C” em que os clientes estão sempre primeiro, já que o segundo “T” nem sequer é uma opção?


E uma empresa que partilha sem exceção toda a sua carteira numa base 50/50 com qualquer profissional do ramo por forma a potenciar ao máximo o serviço ao seu proprietário? Para mim está relacionado com o primeiro “T” e com o “I”. Para outros que possam ter um ponto de vista diferente poderá fazer sentido compreender o porquê e pensar atentamente no terceiro “C”.


E como servir melhor um proprietário e potenciais compradores num negócio com propostas múltiplas? Sem desprimor das restantes premissas, o foco no quarto “C” e no “S” deverão dar o rumo para uma negociação limpa e sem favorecimentos, independentemente de quem tem o cliente comprador, e onde no final todos souberam quais foram as regras, foram ouvidos e tomaram as suas decisões sobre condições apresentadas nas suas propostas. Há um comprador vencedor e todos sentem que clareza e justiça estiveram presentes na negociação.


Por vezes há uma linha muito fina, quase impercetível que baralha a fronteira do que deve e do que não deve. As direções comerciais (team leaders) servem exatamente para ajudar a demarcar esses territórios.


A defesa desta cultura de equilíbrio tem ser protegida e fomentada por cada um dos profissionais deste sector. Funciona por exemplo e logo por contágio.


Quem me conhece sabe que um dos meus sonhos é fazer da mediação imobiliária um possível campo profissional em que os meus filhos tenham orgulho em trabalhar - se um dia decidirem tomar essa opção.

Se todos formos WI4C2TES, teremos mais e melhores profissionais. E esta será cada vez mais uma classe profissional por opção própria, com carreiras que poderão ir muito além do imaginável.


Vamos a isso?

(Porque eu não sou infalível e porque também tenho dúvidas, este texto é dedicado ao meu team leader - João Paleta, que por várias vezes me ajudou e continuará a ajudar a trazer clareza sobre qual o caminho correto a seguir).

2 Comments


guilherminafolgado
guilherminafolgado
Jul 01, 2022

ÉTICA, PARTILHA E PEDRO OLIVEIRA COMPLEMENTAM-SE ,

NA JUSTA MEDIDA.

Foi o que senti, ao ser posta á prova pela vida, ela que tem mais imaginação que nós.

Esta foi a primeira página de muitas que quero escritas á luz destes princípios.


SIM, vamos a isso!


Like

Milene Raimundo
Milene Raimundo
Jun 24, 2022

Excelente Partilha Pedro Oliveira.

Like
bottom of page